Planejamento financeiro antes de tomar crédito 

Planejamento financeiro antes de tomar crédito 

Por Beatriz Rodrigues | NG3 

O Brasil é um país com mais de 60 milhões de pessoas endividadas, segundo pesquisa do Serasa. A população brasileira está com dívidas em atraso, e por isso fica com a renda comprometida, e o principal credor dessas dívidas são as instituições financeiras.  Hoje a Nacional G3, vai explicar como funciona a alta dos juros para o mercado financeiro e dar dicas para ter um planejamento financeiro ao tomar crédito.  

O estudo feito pelo Serasa apontou ainda, o motivo para endividamento dos brasileiros entre eles estão o desemprego, emprestar o nome e a falta de controle financeiro. O perfil de devedores em sua maioria são mulheres de baixa renda com pouca escolaridade e chefes de família.  

A crise econômica é um aspecto importante para entender o endividamento, na tentativa de conter a inflação o Comitê Política Monetária (COPOM) do Banco Central, manteve a SELIC no maior patamar em seis anos. Assim, com a alta taxa de juros, a economia fica retraída e o crédito mais caro e escasso.  

Dessa forma, os tomadores de empréstimo, e os correntistas que estão no rotativo do cartão de crédito com limite estourado ou com parcelas de financiamento em atraso pagam mais caro pelos juros. O que ainda inibe investimentos futuro na poupança para maior rendimento em um momento em que a economia é importante.  

Com a inflação e a alta dos juros, os títulos de renda variável se tornam mais atrativos, esse é um momento importante para acionistas investirem. Isso acontece devido a abertura da curva de juros, com os juros nas alturas, os acionistas vendem as ações de longo prazo para aquisição de novos títulos que serão lançados com juros maiores sendo mais atraentes para investidores. 

Com o aumento dos juros, a compra de papéis na bolsa pode se tornar mais atraentes para investidores, por outro lado, os tomadores de crédito pagam mais caro por empréstimos e financiamentos feitos juntos as instituições financeiras.    

Por isso, o número de endividados bate recorde com pessoas que não conseguem pagar suas dívidas com banco, ao fazer análise de crédito de cada cliente, os bancos estipulam os juros a serem pagos de acordo com o perfil de pagador de cada cliente.  

Pensando nisso a Nacional G3, listou algumas dicas para tomar crédito com um planejamento financeiro de forma consciente. A falta de um planejamento ajuda a explicar o número alto de tomadores de créditos inadimplentes.  

Antes de tomar crédito com o banco, é importante avaliar a situação financeira, definir o quanto de dinheiro precisa e o prazo que cabe no bolso e principalmente fazer uma simulação para comparar taxas.  

Estando o cliente inadimplente com banco, o primeiro passo para negociar a dívida e se reequilibrar financeiramente. Antes de tudo é necessário ter clareza do valor da dívida, pontuar tudo é importante para definir o valor a ser pago.  

Em seguida, é necessário cortar gastos desnecessários e fazer uma reserva emergencial para ajudar a pagar a dívida. Outra orientação, é não fazer empréstimos com bancos para amigos e familiares usando o crédito de bom pagador para assumir uma dívida de terceiros. 

Está com a parcela do seu veículo em atraso? Cartão de crédito estourado? Não consegue pagar o cartão de crédito? A Nacional G3 resolve para você!  
 
Ligue agora e agende a sua visita 0800 888 3211. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.