Aprenda a somar e ter o equilíbrio financeiro de suas contas 

Aprenda a somar e ter o equilíbrio financeiro de suas contas 

Por Beatriz Rodrigues | NG3

Para você é um desafio receber o salário, pagar as contas, ter uma reserva e ainda sobrar dinheiro para o lazer? Parece impossível, mas não é! É possível ter uma vida financeira mais saudável, e pensando nisso preparamos esse conteúdo para você. Antes de tudo é necessário você conhecer bem as suas despesas para conseguir cobri-las.

Quando for calcular a sua renda, entenda que os rendimentos do passado não significam os rendimentos do futuro. Fatores como a alta do dólar, a depreciação do real, aumento de juros, taxa SELIC em alta pode mudar o cenário de cotação de seus rendimentos.

Para começar escolha um período de tempo, pode ser o ano anterior, some o valor líquido de todos os meses (aquele dinheiro que sobrou depois de pagar os gastos obrigatórios), some os 12 meses e divida por 12, assim saberá a sua renda mensal de rendimento durante um ano.

Para um cálculo mais preciso faça o mesmo cálculo levando em consideração os últimos dois anos. Para saber a média de despesas, é importante trabalhar com informações, por exemplo, o valor da entrada, gastos obrigatórios, lazer, gastos fúteis e não se esqueça de colocar os gastos sazonais aqueles gastos em determinadas épocas do ano como natalinos, material escolar, IPVA, IPTU dentre outros.  Some o final de cada mês e no final divide por 12.

É importante mensurar que as despesas fixas têm impacto maior no planejamento financeiro, por isso todas devem ser mencionadas de forma precisa. Ao entendê-las você consegue tomar uma melhor decisão dos gastos como um todo. Lembrando que todos os gastos devem estar em uma planilha para ter uma dimensão melhor de todos eles.
  
É hora de saber se o resultado é positivo ou negativo, para isso retire a média de rendimentos a média de despesas. Se o resultado for positivo, indica que você gasta menos do que recebe. Nesse caso aproveite para investir pelo menos 10% do que você recebe. Se o resultado for negativo, fique esperto você gasta mais do que recebe, é preciso começar a ter um equilíbrio. Quanto a isso não se preocupe a Nacional G3 vai te dar algumas dicas.

Na verdade, equilíbrio financeiro é o resultado de boas escolhas, para você que está devendo no rotativo, empréstimo, cheque especial, antes de tudo é preciso ter a consciência que essas dívidas são consequências de escolhas do passado.

Esse é o resultado que você achou que poderia custear. Para mudar essa situação, aqui vai um segredo escolha uma vida simples, lembrando que simples não é abrir mão do seu conforto. Com custos baixos e menos prestações você consegue lidar melhor com os imprevistos.

Um exemplo quando você opta por financiar um carro mais barato, os custos serão menores com oficinas, peças, parcelas dentre outros gastos com automóveis. É importante lembrar que a simplificação deve ser ponderada, é apenas descer um degrau. Ou seja, usar uma roupa mais barata, morar em um local onde o preço do aluguel é mais justo, ter um carro com parcelas mais baixas. Isso não significa optar por um consumo inferir, mas sim que cabe no seu bolso. Assim você terá mais liberdade para sair do sufoco, sem abrir mão do seu conforto e qualidade de vida.

Viajem, passeios, lazeres há lugares caros, mas não precisam ser cessados, podem acontecer de vez em quando. O padrão de vida deve ser elevado de acordo com a sua renda, lembrando que é importante que você sempre tenha uma reserva. Tendo um maior padrão de vida com status, talvez você não consiga ter tanto qualidade de vida quando opta por uma vida mais simples. O segredo é um orçamento equilibrado com escolhas simples.

Quer começar hoje o equilíbrio financeiro na sua vida? A Nacional G3 através de um planejamento financeiro te ajuda e restabelece seu crédito novamente.

Agende uma visita à ligação é grátis 0800 888 3211.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.