Tipos de Bancos e como funcionam 

Tipos de Bancos e como funcionam 

Por Beatriz Rodrigues | NG3

Você conhece qual é o tipo de banco em que você deposita ou faz empréstimo? Entender as características de cada um é importante para conhecer e poder te ajudar, seja em controle e organização do seu dinheiro, acesso a benefícios econômicos e a liberdade de investir. 

O seu banco oferece planejamento financeiro? Tem acesso fácil para a solução dos serviços que precisa? Hoje a Nacional G3 vai especificar a bandeira de cada tipo de instituição financeira e a sua especialidade. Além de oferecer produtos diferentes os bancos também têm as suas carteiras próprias. É importante saber a bandeira de cada banco para saber qual serviço o correntista precisa contratar. 
 
Antes de tudo é preciso entender que o banco é uma instituição financeira que serve como intermediária entre quem quer emprestar dinheiro e quem, precisa de dinheiro emprestado. Assim como aponta, a margem financeira pode ser entendida como um spread bancário, ou seja, é a diferença entre os juros que um banco paga ao captar dinheiro do cliente e a taxa que ele cobra ao emprestar esse capital a terceiros.
  
Conheça os principais tipos de instituições financeiras e como é a atuação de cada uma: Bancos comerciais: São os mais comuns que trabalham com depósitos à vista e a prazo nos casos de CDB (Certificado de Depósito Bancário), captação de empréstimos, saques, prestação de serviços para pessoas físicas e jurídicas como oferecimento de cheques, cartões de crédito e serviços de conta corrente. Esses tipos de bancos recebem capital de diversas formas, usam esse capital para emprestar dinheiro aos seus clientes, o pagamento desse empréstimo gera um lucro com a taxa de juro cobrada. 

Bancos de Investimentos: Fomentar investimentos a médio e longo prazos para pessoas jurídicas. Dessa forma, os bancos de investimentos só trabalham com recursos a prazo. Esse tipo de instituição também fazem a fusão, aquisição e gestão de patrimônios. Assim, os bancos administram os bens de pessoas e empresas. Um exemplo desse trabalho, é quando uma empresa é listada na bolsa de valores e o banco empresta o capital para os seus empreendimentos. Esse tipo de banco tem um capital mais elevado do que o banco comercial, com a maioria de seus clientes são pessoas jurídicas. 
 
Bancos múltiplos: Trabalham com duas carteiras, sendo obrigatório uma delas serem de investimento ou comercial. Esse tipo de banco oferece serviços tradicionais como qualquer outro banco por meio de carteiras comerciais como crédito, financiamento, arrecadamento mercantil e serviços de contas correntes. O que o diferencia dos demais é atuação no varejo e atacado, no varejo lidam com microempreendedores e no atacado trabalham com grandes empresas. No Brasil são exemplos de bancos múltiplos: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Esses bancos podem oferecem uma ampla gama de serviços para o mesmo cliente sendo conta corrente, cheque especial, empréstimo, financiamentos e fundos de investimento. 
 
Banco de desenvolvimento: São instituições financeiras controladas por governos estatais, visa adequar os recursos necessários ao financiamento de médio e longo prazo de programas e projetos que visem promover o desenvolvimento econômico e social do estado. Por exemplo, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, faz empréstimos para pequenas companhias. A Caixa Econômica é outro exemplo ao financiar programas como a compra da primeira casa, poupança e programas sociais. 

Além dessas temos também: 
– Cooperativas de crédito 
– Instituições de microcrédito 
– Companhias hipotecárias 
– Gestoras de recursos 
– Corretora de Valores

O setor bancário é importante para o crescimento do país e, conhecer os principais tipos de bancos é uma atitude para qualquer pessoa que planeja sua vida financeira organizada a longo prazo. 

Ter o conhecimento de quais são e como funciona aplica a importância de um planejamento financeiro seguro e eficaz, garantindo tranquilidade para quem tem o sonho do carro próprio, a viagem de férias com a família, o casamento dos sonhos e a conquista da sua casa. 

A Nacional G3 é uma assessoria financeira especializada em negociação de dívidas bancárias. Através da sua equipe especializada e altamente qualificada te tira do sufoco e negocia a sua dívida através de um planejamento financeiro eficaz.
 
Deve a parcela do carro? Se enrolou e não consegue pagar seu empréstimo pessoal? Estourou o cartão de crédito e não sabe mais o que fazer? 

Ligue agora ou chame no WhatsApp, a Nacional G3 resolve para você! E o melhor não cobra valores à vista! 

0800 888 3211!!! 

Planejamento financeiro é com a Nacional G3.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.