Saiba como usar o cheque especial

Saiba como usar o cheque especial

Por Beatriz Rodrigues | NG3

Ultrapassando o valor em conta o cheque especial pode ser um grande vilão ou um aliado. Quando usa um produto financeiro de forma errada, você paga um preço muito alto por isso. Pensado nisso a Nacional G3 vai te dar algumas dicas de como lidar com o cheque especial de forma consciente, leia esse artigo até o final e saiba quando e como usar o cheque especial disponível em conta.

Alguns extratos apresentam o saldo disponível e junto é mencionado também o limite do cheque especial, outros não. Fique atento, o seu dinheiro é somente o saldo da conta, o cheque especial é um empréstimo automático que cobra juros de acordo com o valor e tempo utilizado. O cheque especial serve como um empréstimo para cobrir o saldo indisponível em conta e existem muitas as formas de utilizá-lo. É importante usar somente em emergências, as taxas de juros no Brasil são altas e quando você cria o hábito de gastar o cheque especial é preciso ter o controle da sua vida financeira.

Há casos em que a instituição financeira ofereça isenção de juros quando utilizar o cheque especial, seja por emergência, necessidade, oportunidade ou até mesmo um imprevisto, essas são situações para usar, levando e consideração que seja por pouco tempo. Sendo assim, você precisa ter certeza que pode pagar pelo empréstimo. Se não for um acontecimento urgente o ideal é procurar outras linhas de crédito. O cheque especial se torna um inimigo quando usado como recurso, assim parte do seu salário é sempre para cobri-lo.

O cheque especial é para complementar um contratempo, então nada de usá-lo para pagar conta, viajar ou consumir. Uma dica é trocar uma dívida cara por outra mais barata, por exemplo, um empréstimo. Mesmo com a redução de juros determinada pelo Banco Central (BACEN) a taxa desse juro ainda é muito alta. Outra sugestão é fazer a trocar de uma conta para outra, quando o cheque especial é usado, você pode pagá-lo em até 10 dias sem cobrança de juros.

Mas, preste atenção no seu hábito financeiro, se está usando o cheque especial com frequência, os juros podem tornar a sua dívida 12 vezes maior. Quando pegar o cheque especial pague esse valor o mais rápido possível, e nunca comprometa mais de 25% da sua renda com ele para não virar uma bola de neve. Nesses casos a melhor opção é a renegociação junto ao banco, desde que as taxas sejam reduzidas. Se você tem o hábito de usar o cheque todos os meses e ele já faz parte do seu orçamento é hora de parar, como já falamos aqui no blog da Nacional G3 é hora de planejar e enxugar gastos.

O banco sempre aumenta o limite desse crédito de acordo com o que usa, os juros do cheque especial são os mais altos ainda com taxas de 327% ao ano. Para isso o BACEN criou regras para a utilização, e a primeira regra obrigatória é o aviso ao correntista que o seu saldo está indisponível que o cheque especial está apto para o uso e o banco precisa deixar claro para o cliente que ele está contratando um crédito pré-aprovado. Para o pagamento do débito o banco é obrigado a oferecer uma opção de parcelamento com juros mais baixos do que o original.

A instituição financeira sempre deve deixar claro no extrato o valor do cheque especial para não confundir. Desde janeiro de 2020 o cheque especial está na sua conta ele será cobrado, mesmo não sendo usado. Com um saldo acima de R$ 500,00 você paga uma taxa de R$ 0,25 e para prevenir ligue para o seu gerente e verifique a cobrança dessa tarifa.

Aquele dinheiro que você pegou no banco e agora não está dando conta de pagar! Temos a solução para você, através de um planejamento financeiro, a Nacional G3 reduz a sua parcela.

Ligue e marque uma visita sem compromisso, a avaliação é gratuita, 0800 888 3211.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.