Inadimplência é falta de planejamento financeiro 

Inadimplência é falta de planejamento financeiro 

Por Beatriz Rodrigues | NG3 

Hoje a Nacional G3 vai trazer dados do Serasa que comprova número de inadimplentes e o principal motivo que deixa os brasileiros no vermelho. Planejamento financeiro é o primeiro passo antes de tomar crédito com as instituições financeiras. A falta de um planejamento deixa milhares de pessoas em uma bola de neve com as contas no vermelho.  

Uma pesquisa feita e divulgada pelo Serasa no final de 2022 mostrou que 67,6 milhões de pessoas estão com o nome negativado no país. O estudo ainda apontou que as compras no cartão de crédito e boletos podem deixar a renda comprometida das famílias brasileiras.  

Quando o credor dessas dívidas são os bancos, ao cobrarem juros altos devido a análise de crédito do consumidor. Sem um planejamento financeiro para tomar crédito com bancos o risco de perder o controle das finanças e comprometer a renda é ainda maior. 

Pensando nisso, a Nacional G3 preparou um guia com dicas simples para negociar as dívidas e sair do vermelho. O primeiro passo é organizar o orçamento de cada mês considerando todas as despesas para saber o quanto ficará disponível para as contas prioritárias. 

Uma dica infalível, que sempre damos aqui, é a famosa reserva de emergência, uma delas pode ser o 13ª que pode ajudar a pagas as contas. Dê prioridade as contas com juros mais altos, as dívidas com os bancos devem ter prioridade na quitação dos débitos para evitar uma bola de neve.  

Na hora de negociar as dívidas bancárias a melhor escolha é optar por débitos com ofertas de descontos, parcelamentos sem juros e outros benefícios para quitação. Outra dica infalível, é realizar os pagamentos nas datas previstas para manter o crédito em dias e o nome limpo.  

Com as finanças organizadas é possível saber o valor disponível mensalmente, é importante verificar com as instituições financeiras linhas menores de crédito com juros mais baixos. Caso não tenha, o ideal é a portabilidade dessa dívida para outra instituição, é importante comunicar o banco credor antes de fazer a portabilidade.  

Lembre-se nunca se sinta intimido, aceitar a realidade é o primeiro passo. Procure ajuda, tenha interesse em arcar com seus débitos, feche negócio somente se as condições estiverem compatíveis com a sua realidade para fazer um bom acordo. 

É importante ressaltar que, dívidas bancárias não caducam além de aumentar os juros o cadastro do correntista é feito em órgãos de proteção ao crédito, onde o nome fica negativado o que impossibilita o acesso em novas linhas de crédito.  

Por isso, as dívidas com os bancos devem ser os primeiros débitos quitados, mesmo que após 5 anos o nome é limpo e o CPF regularizado no SPC e Serasa. A dívida não deixa de existir, as cobranças continuam e a dívida fica no histórico do consumidor.  

Por último, não reincidir novamente, mantenha os pagamentos em dia e o orçamento sobre controle. Caso os correntistas tenham uma nova dívida com o banco, a instituição financeira pode não ser tão flexível para renegociar a dívida.  

Está com a parcela do seu veículo em atraso? Cartão de crédito estourado? Não consegue pagar o cartão de crédito? A Nacional G3 resolve para você!  
 
Ligue agora e agende a sua visita 0800 888 3211. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.