Conta Conjunta na era das dívidas: Veja tudo o que você precisa saber 

Conta Conjunta na era das dívidas: Veja tudo o que você precisa saber 

Por Beatriz Rodrigues | NG3

Por terem despesas comuns como: água, energia, financiamento e objetivo em juntar dinheiro rápido, muitas pessoas optam por ter uma conta conjunta, o que facilita na hora de administrar as finanças mensais de casa. Hoje a Nacional G3, vai falar como funciona a conta conjunta e quais são as vantagens e desvantagens de ter uma. 

Casados ou não, com a mesma finalidade algumas pessoas optam por ter conta em conjunto para depositarem a mesma quantia de dinheiro todo mês. Sendo assim, não há limite para número de titulares cada instituição financeira define a quantidade de pessoas que irão usar a conta.

Não é necessário ter uma união estável para ter uma conta conjunta, basta ter mais de 18 anos, menores de idade pode ter conta conjunta desde que tenha o acompanhamento do pai e mãe ou responsável legal.

Existem dois tipos de conta conjunta a solidária onde qualquer um pode fazer movimentações como saques, empréstimos usar o cartão de crédito sem a autorização dos demais titulares. Esse é o tipo de conta mais favorável para gastos inesperados.

Já a conta conjunta não solidária, qualquer transação depende da aprovação de todos os titulares para sacar dinheiro ou transferir é necessário, assinatura de todos.

Quando há gastos comuns a conta conjunta pode ser uma vantagem, outra questão favorável em ter uma conta conjunta é a possibilidade de juntar dinheiro mais rápido, quando se tem objetivos em comum para concentrar esforços juntos.

A conta conjunta pode ser uma boa alternativa desde que, tudo aconteça de forma transparente e organizada. Caso contrário os problemas financeiros e discussões podem acontecer.

Para abertura de uma conta conjunta é importante que as partes tenham o mesmo objetivo financeiro, é preciso ter regras claras e que sejam de comum acordo de todos os envolvidos.

Uma das vantagens quando se tem o mesmo objetivo financeiro é o acúmulo em dinheiro a curto prazo. Conforme o acordo planejado, os titulares devem depositar a mesma quantia em dinheiro todo mês.

A falta de privacidade pode ser uma grande desvantagem, onde os titulares conseguem ver todos os rendimentos e gastos.

Outra desvantagem são as transações realizadas envolvendo o dinheiro total, assim se alguém gasta mais do que deveria ou pega um empréstimo será o dinheiro de todos que será usado. Isso se torna provável em contas solidárias em que não é necessário a autorização dos demais titulares para movimentações financeiras.

Para abertura de uma conta corrente basta ir até uma instituição financeira apresentar o CPF, comprovante de residência e comprovante de renda dos titulares e preencher o formulário exigido pelo banco. Tendo uma conta conjunta o correntista não está inibido de ter outra conta individual é possível ter dois tipos de contas na mesma instituição.

Agora me diga teria uma conta conjunta? Se sim, como seria o planejamento financeiro dessa conta para os titulares responsáveis?  

Planejar sua vida financeira requer controle e organização sobre os seus gastos. Quer saber como? 

Só a Nacional G3 te ajuda a quitar a sua dívida com o banco e organiza a sua vida financeiramente. 

Estourou cartão de crédito? Deve a parcela do carro? Agende já sua visita 0800 888 3211. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.