É possível investir com inflação em alta

Por Beatriz Rodrigues | NG3   

Em tempos de inflação e alta dos juros com crédito escasso, os acionistas podem ter maior receio na hora de investir. Hoje a Nacional G3 vai falar sobre investimentos que podem ser rentáveis com a alta da inflação.  

O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Tesouro Nacional, serve como um empréstimo ao governo. Esse dinheiro serve para financiar a máquina pública, esse recurso é captado e destinado para a saúde, educação e infraestrutura.   O título visado em tempos de alta na inflação, é um investimento feito para médio e longo prazos, tendo liquidez diária e um rendimento pós-fixado. A rentabilidade desse título é cotada de acordo com o índice de inflação. O investimento nessa renda fixa evita a depreciação do dinheiro.   

A alta na taxa de juros aumenta a rentabilidade desse investimento, esse título tem uma parte prefixada do IPCA, de 3% por exemplo. Dessa forma, se o índice subir o rendimento aumenta, os 3 % é uma garantia de recebido já que o IPCA varia.   Um importante detalhe, é que esse tipo de investimento não é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Caso o resgate seja solicitado no prazo de 30 dias o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) será cobrado.  

Certificado de Operações Estruturadas (COE), é outro título para investir em tempos de alta na inflação. O COE mescla renda fixa e variável, há dois tipos de COE sendo ele protegido e de risco. Caso o índice seja desvalorizado com a alta da inflação, o investidor recebe o valor aplicado inicialmente, sendo ele protegido. Já a rentabilidade do COE em risco pode ser mais danoso por depender da variação do mercado.  Em relação aos Imposto de Renda (IR) o COE segue a mesma tabela regressiva, assim a tributação sobre o lucro é menor para investimentos mantidos por dois anos ou mais. O COE não é coberto pelo FGC.   

O CDB IPCA+ é um título emitido por instituições financeiras de formam hibrida para diversificar a carteira e também combina parcela prefixada e pós-fixada. Esse título é protegido pelo FGC e também tributado pelo imposto de renda. A vantagem dessa renda é a garantia de porcentagem de lucros acima da inflação.   Alguns títulos se tornam mais atraentes com a alto dos juros, mesmo em um cenário de alta do índice, com IPCA elevado é possível investir em título que garantem rendimentos compensatórios.   

 Está com a parcela do seu veículo em atraso? Cartão de crédito estourado? Não consegue pagar o cartão de crédito? A Nacional G3 resolve para você!

Ligue agora e agende a sua visita 0800 888 3211.   

  

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.