Títulos de Renda Fixa

Títulos de Renda Fixa

Por Beatriz Rodrigues | NG3

Mesmo com a Selic em alta os títulos de renda fixa ainda são os preferidos pelos brasileiros. Leia esse artigo que a Nacional G3 preparou para você e fique por dentro e saiba a finalidade de cada um dos títulos emitidos e como você pode ter um planejamento financeiro eficaz.

A compra de renda fixa, é emprestar dinheiro para bancos, financiadoras e governo no caso do tesouro direto. Essa prática pode fazer com que o dinheiro emprestado renda mais com o acréscimo de juros remunerados pelo tempo em que o dinheiro ficou emprestado. Assim, as condições são acertadas desde o início como as taxas, prazos e índices de referência. 

O CDB (Certificado de Depósitos Bancários) são os depósitos a prazo, dinheiro que o banco usa para trabalhar e fazer empréstimos. O CDB é coberto pelo FGC (Fundo de Garantidor de Crédito), caso a instituição financeira venha a falir, o FGC garante até 250 mil do dinheiro investido em CDB.

LC (Letra de Câmbio), são os empréstimos destinados às instituições de financiamento de crédito.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário), nada mais é do que empréstimos feitos entre bancos para fechar o caixa do dia com saldo positivo. Todos os bancos devem fechar o caixa com saldo positivo, caso isso não aconteça, as instituições financeiras pegam dinheiro emprestado com outros bancos.

O RDB (Recibo de Depósito Bancário) diferente do CDB o RDB pode ser emitido por cooperativa e instituições financeiras, dois impostos são cobrados do RDB, o IOF no caso de o dinheiro não ficar parado em menos de 30 dias e o imposto de renda que será cobrado sobre os rendimentos adquiridos com o empréstimo. Vale ressaltar que o RDB também é coberto pelo FGC.

LCA (Letra de Crédito Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário) estão isentas de impostos e também são cobertas pelo FGC, podendo ser pré-fixadas e pós-fixadas. Serve para financiar atividades agrícolas a LCA e a LCI atividades do setor imobiliário. Quando você compra um LCA ou LCI, você empresta dinheiro para o banco investir no setor agrícola ou imobiliário, ou seja, os bancos emprestam o dinheiro do investidor as instituições e depois remuneram o investidor.

É importante destacar que a renda fixa não garante nenhum retorno, esses investimentos estão suscetíveis a riscos de créditos e do mercado financeiro. Em algumas situações o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

Além da renda fixa, existe a renda variável, diferente dos títulos em que é possível saber a remuneração desde o momento da aplicação. A renda variável o investidor não consegue saber previamente a rentabilidade da aplicação. 

Aprender sobre aplicação e entender sobre rendimento dá a oportunidade de você ter um fundo de reserva garantido.
 
A Nacional G3 tem o compromisso social de adequar dívidas à realidade econômica atual dos devedores, oferecendo educação através de um planejamento financeiro proposto ao cliente com 100% de eficácia.
 
Quer saber mais? Ligue e agende a sua visita 0800 888 3211. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.