Faturas de cartão de crédito terão novo layout 

Faturas de cartão de crédito terão novo layout 

Por Beatriz Rodrigues | NG3

Na tentativa de reduzir o número de endividados, o Banco Central – BACEN, vai mudar o layout da fatura do cartão de crédito. A Nacional G3 preparou para você esse artigo para saber o que vai mudar nas faturas do cartão de crédito nos próximos dias. 

A retirada dos termos técnicos deve dar espaço a uma linguagem mais simples, as letras pequenas será, outra mudança proposta pelo Banco Central. Depois de um estudo realizado pela instituição como estratégia para reduzir dívidas das famílias brasileiras.
 
Através da pesquisa o BACEN concluiu que algumas mudanças na fatura do cartão de crédito podem ajudar a diminuir o nível de inadimplência das famílias brasileiras. Faturas com linguagem simplificada, informações relevantes como opções de pagamentos em destaque podem influenciar em melhores decisões financeiras na hora de pagar.
 
Como metodologia de pesquisa o órgão usou diferentes layouts para analisar como as informações são distribuídas e como afetam na decisão de pagamento da fatura sendo de forma total ou parcial. 

O estudo usou diferentes faturas de cartão de crédito com grupos de experimento. Em seguida os participantes preencheram um questionário sobre o entendimento das faturas e tomada de decisão. Assim, foi possível testar soluções baseadas em ciências comportamentais. 

O resultado mostrou que o grupo que recebeu as faturas com os novos layouts compreendeu melhor os dados e estavam mais informados sobre o tipo de pagamento para crédito rotativo ou pagamento da fatura em parcelas de modalidade com juros maiores. 

Assim, o Banco Central chegou à conclusão que a escolha do rotativo ou parcelamento é indesejada e influenciada pela falta de atenção, baixo nível de letramento e faturas confusas atingem principalmente pessoas com baixa escolaridade. 

Por isso, o BACEN pretende simplificar o layout da fatura do cartão de crédito para reduzir o risco de endividamento dos brasileiros já que o cartão de crédito é o principal responsável pelo aumento de famílias endividadas.

Um novo layout mais simplificado vai fazer com que as pessoas entendem melhor os riscos de produtos financeiros. Informações técnicas e confusas contidas na fatura limitam o entendimento de clientes fazendo com que optem por pagamentos com valores mais baixos aumentando os gastos com juros abusivos. 

A pesquisa do Banco Central aponta em nota um alerta sobre a conveniência ao usar cartão de crédito como meio de pagamento em compras, utilização de forma inadequada pode custar muito caro. 

Quando a fatura não é paga de forma integral, é parcelada ou entra no rotativo com taxas de juros que ultrapassam os 300%, essas modalidades do cartão de crédito são as mais caras do país sendo utilizada por pessoas com renda baixa inferior a dois salários mínimos, aponta a nota feita pelo BACEN. 

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que o cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento no Brasil, atingido 79% das famílias brasileiras que estão devendo o banco e não tem como pagar e quando conseguem ficam abaixo da linha da pobreza. 

Ter o controle do que gasta e saber como administrar o seu dinheiro é um passo importante para uma vida financeira tranquila e o uso do cartão de crédito desenfreado pode ser um vilão escondido. 

Estourou o cartão de crédito e não sabe como pagar? Financiamento do seu veículo está com a parcela em atraso? Dívida com banco? 

Conheça o planejamento financeiro da Nacional G3 e saia do sufoco.
 
Ligue agora para o 0800 888 3211 e agende sua visita sem compromisso.
 
Planejamento financeiro é com a Nacional G3. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.